Secretariado: Origem e Evolução

0 comentários


           Não se sabe ao certo quantos secretárias/secretários existem no mundo, mas de acordo com pesquisa divulgada pela ONU é a terceira profissão que mais cresce no mundo. É um profissional que está cada dia mais requisitado e valorizado.
Sobre a origem da profissão, sabe-se que surgiu nas primeiras civilizações antigas e, historicamente, podemos considerar o ESCRIBA como primeiro secretário. Os escribas eram homens que possuíam amplos conhecimentos em Matemática e contabilidade, organização de arquivos, além de dominarem a escrita e assessorarem diretamente seus superiores, sendo esta sua atividade mais intimamente ligada ao Secretariado.
             Já a palavra Secretária/Secretário, de acordo com estudiosos, tem origem no latim e é derivada de palavras que possuem, em seu significado, ligação com secreto, segredo, como Secretarium que quer dizer conselho privado e Secretum que significa lugar retirado.
Com o passar do tempo a profissão sofreu muitas mudanças e durante a Revolução Industrial,  em 1760, o papel do Secretário foi consolidado através das exigências das funções de assessoria resultantes da nova estrutura empresarial. Porém, era uma função exercida quase sempre por homens, pois foi somente após a Primeira e a Segunda Guerra Mundial 1914-1918 e 1939-1945, respectivamente, é que as mulheres conseguiram ingressar no mercado de trabalho. No Brasil, a evolução do profissional revela as características de cada década:

         Anos 50 e 60 – nessa época a Secretária executava apenas algumas Técnicas Secretariais como datilografia, arquivo de documentos atendimento telefônico e era uma simples servente. No início dos anos 60 as Secretárias permaneciam com tarefas insignificantes. Apenas em meados dessa década é que se iniciou um movimento da categoria que exigia melhores condições de trabalho que resultou no surgimento do Clube das Secretárias, no Rio de Janeiro.

               Anos 70 – Foi uma década marcante, o movimento se fortaleceu e cresceu bastante. O Clube das Secretárias se transformou na Associação das Secretárias do Rio de Janeiro, a primeira associação que tinha como finalidade reunir e agrupar a classe visando o aprimoramento profissional. O surgimento dessa associação provocou o surgimento de associações similares em quase todos os estados, e sendo assim foi necessário criar um órgão que as representasse a nível nacional, a Abes – Associação Brasileira de Entidades Sindicais. Nesta mesma década foram criadas as leis 1.421/77, de 20/09/77, que instituiu a data de 30 de setembro como o Dia Nacional da Secretária e a Lei 6.556/78 de 05/09/78, que reconhecia a profissão de secretariado. As secretárias passaram a ter formação superior, sendo a Universidade Federal da Bahia a primeira instituição de ensino superior do Brasil a oferecer o curso de Secretariado Executivo.

              Anos 80 – a profissão é regulamentada através da Lei 6.556,  de 5 de setembro de 1978 possibilitando a criação de sindicatos em vários estados, que receberam representação nacional da FENASSEC – Federação Nacional das Secretárias e Secretários, criada em  31 de agosto de 1988. Os sindicatos e a Federação passaram a exigir a criação de um Código de Ética que foi instituído no dia 7 de junho de 1989, através da Lei 7.377/85.

           Anos 90 – A Secretária da década de 90 é mais independente do chefe e atende mais a empresa do que a ele. Passa a atuar de maneira autônoma, criativa, objetiva, empreendedora e, as técnicas secretariais, se tornam apenas um aspecto de seu trabalho e não mais o centro dele.

Porém, o passar do tempo não trouxe apenas o desenvolvimento da profissão, criou também paradigmas que se tornaram em mitos. Mas isso é outra história.


Autora: Lisandra Alcântara





Referências:

A Secretária do Futuro - Liana Natalense
Secretariado do Escriba ao Web Writer – Rosimere Ferraz Sabino e Fabio Gomes Rocha
www.secretariamoderna.com.br


Postar um comentário