A palestra promovida pela Executiva Jr. juntamente com a Trespontos e a PaperCliQ, realizada no dia 31 de agosto de 2011, na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, trouxe um novo conceito para a maioria dos ouvintes. Embora haja uma grande participação popular nas redes sociais, os fenômenos que surgem em decorrência do seu efeito na sociedade ainda não são totalmente conhecidos por todos. Renata Cerqueira, sócia da PaperCliQ, no contexto da Web 2.0, traz o conceito de prosumidores, ou seja, pessoas conectadas à internet que além de consumir, produzem informações nas redes, críticas e questionamentos acerca dos conteúdos.
A partir dessa observação do comportamento das pessoas nas mídias sociais, surge a estratégia do crowdsourcing, ainda muito pouco conhecida e utilizada principalmente na Bahia, mas já bastante praticada por grandes empresas que viram o tamanho do sucesso que podem obter de forma mais efetiva, com a utilização da inteligência coletiva. Esta se configura pelo universo de pessoas conectadas à internet que geram opiniões acerca de marcas, produtos e serviços, inovam e criam soluções, que em conjunto ajudam a desenvolver novas ideias e tecnologias, contribuindo para o crescimento das organizações.
Caso ainda não tenha entendido o fenômeno do crowdsourcing, seguem alguns exemplos conhecidos da sua aplicação:
- Wikipédia – site criado colaborativamente por pessoas quaisquer que contribuem com informações acerca de assuntos do seu interesse, tornando-se cada vez mais eficiente, devido ao constante aprimoramento resultante da inteligência coletiva.
- Projeto Fiat Mio – lançado pela Fiat em 2009, convidando as pessoas a idealizarem o carro do futuro, baseando-se nas suas preferências e necessidades, a fim de que pudesse ser materializado. As mais de 11 mil ideias enviadas foram analisadas pela Fiat e originaram o 1º carro colaborativo do mundo, que foi oficialmente lançado em 2010, em São Paulo.
Àqueles que se interessam pelo assunto e pelos efeitos que causam na sociedade e veem nas mídias sociais uma grande oportunidade de empreender, estudar o crowdsoursing é uma boa sugestão, pois é um tema que tende a crescer, podendo ser aplicado para os diversos fins, desde os organizacionais até os de interesse público, devido à presença cada vez mais constante de pessoas conectadas e participando das redes. Dessa forma, a tendência futura, com certeza, não será o retrocesso, uma possível normatização é mais previsível, com a dimensão das possibilidades. Estudos referentes ao surgimento de novas oportunidades nesse campo de pesquisa poderão ser, portanto, bastante promissores, considerando, também, que atualmente há poucos profissionais qualificados no mercado para atender a essa nova e crescente demanda.
by Rivânia Carvalho
Postar um comentário