Não se sabe ao certo quantos
secretárias/secretários existem no mundo, mas de acordo com pesquisa divulgada
pela ONU é a terceira profissão que mais cresce no mundo. É um profissional que
está cada dia mais requisitado e valorizado.
Sobre a origem da profissão, sabe-se que
surgiu nas primeiras civilizações antigas e, historicamente, podemos considerar
o ESCRIBA como primeiro secretário. Os escribas eram homens que possuíam amplos
conhecimentos em Matemática e contabilidade, organização de arquivos, além de
dominarem a escrita e assessorarem diretamente seus superiores, sendo esta sua
atividade mais intimamente ligada ao Secretariado.
Já a palavra Secretária/Secretário, de acordo
com estudiosos, tem origem no latim e é derivada de palavras que possuem, em
seu significado, ligação com secreto, segredo, como Secretarium que quer dizer conselho privado e Secretum que significa lugar retirado.
Com o passar do tempo a profissão sofreu
muitas mudanças e durante a Revolução Industrial, em 1760, o papel do
Secretário foi consolidado através das exigências das funções de assessoria
resultantes da nova estrutura empresarial. Porém, era uma função exercida quase
sempre por homens, pois foi somente após a Primeira e a Segunda Guerra Mundial
1914-1918 e 1939-1945, respectivamente, é que as mulheres conseguiram ingressar
no mercado de trabalho. No Brasil, a evolução do profissional revela as
características de cada década:
Anos 50 e 60 – nessa época a Secretária executava apenas algumas Técnicas Secretariais como datilografia, arquivo de documentos atendimento telefônico e era uma simples servente. No início dos anos 60 as Secretárias permaneciam com tarefas insignificantes. Apenas em meados dessa década é que se iniciou um movimento da categoria que exigia melhores condições de trabalho que resultou no surgimento do Clube das Secretárias, no Rio de Janeiro.
Anos
70
– Foi uma década marcante, o movimento se fortaleceu e cresceu bastante. O
Clube das Secretárias se transformou na Associação das Secretárias do Rio de
Janeiro, a primeira associação que tinha como finalidade reunir e agrupar a
classe visando o aprimoramento profissional. O surgimento dessa associação
provocou o surgimento de associações similares em quase todos os estados, e
sendo assim foi necessário criar um órgão que as representasse a nível nacional,
a Abes – Associação Brasileira de Entidades Sindicais. Nesta mesma década foram
criadas as leis 1.421/77, de 20/09/77, que instituiu a data de 30 de setembro como
o Dia Nacional da Secretária e a Lei 6.556/78 de 05/09/78, que reconhecia a
profissão de secretariado. As secretárias passaram a ter formação
superior, sendo a Universidade Federal da Bahia a primeira instituição de
ensino superior do Brasil a oferecer o curso de Secretariado Executivo.
Anos
80 –
a profissão é regulamentada através da Lei 6.556, de 5 de setembro de 1978 possibilitando a
criação de sindicatos em vários estados, que receberam representação nacional
da FENASSEC – Federação Nacional das Secretárias e Secretários, criada em 31 de agosto de 1988. Os sindicatos e a
Federação passaram a exigir a criação de um Código de Ética que foi instituído
no dia 7 de junho de 1989, através da Lei 7.377/85.
Anos
90 – A Secretária da década de 90 é mais independente do chefe
e atende mais a empresa do que a ele. Passa a atuar de maneira autônoma, criativa,
objetiva, empreendedora e, as técnicas secretariais, se tornam apenas um
aspecto de seu trabalho e não mais o centro dele.
Porém, o passar do tempo não trouxe
apenas o desenvolvimento da profissão, criou também paradigmas que se tornaram
em mitos. Mas isso é outra história.
Autora: Lisandra
Alcântara
Referências:
A Secretária do Futuro - Liana
Natalense
Secretariado do Escriba ao Web Writer – Rosimere Ferraz Sabino e Fabio Gomes Rocha
www.secretariamoderna.com.br
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