Neste Artigo utilizaremos como referencial teórico, Liana Natalense - A Secretária do Futuro e Rosimeri Ferraz Sabino - Secretariado: do Escriba ao Webwriter.
Já
sabemos que a profissão do (a) Secretario (a) existe há muito tempo, muito bem
ilustrado no livro de Sabino(2004), onde
ela fala que os escribas foram os precursores dessa profissão, pois eram os
homens de confiança dos grandes reis, por dominarem a escrita eram os
responsáveis por redigir as leis ditadas pelos dirigentes de uma determinada
região.
Nos dias atuais o (a) Secretário(a) possui
atribuições semelhantes às realizadas pelos escribas, pois são profissionais de
confiança, geralmente, sempre mais próximo aos dirigentes, porém seu campo de
atuação é muito mais amplo, em virtude de toda a evolução tecnológica ocorrida
ao longo do tempo.
E
pelo vasto campo de atuação é que surgiram alguns equívocos da profissão. A
partir disso apareceram mitos que, ao longo dos anos se tornam atividades de
importância estereotipada para o profissional de Secretariado.
Para
entender as reais atividades de um(a) Secretário(a) Executivo(a), falaremos
sobre o mito primordial:
1. SECRETÁRIA X ASSESSORA
Esse
equívoco sempre acontece, pois as atividades da (o) secretária(o) é assessorar muitas
vezes, os executivos, mas é essencial saber que ASSESSORAR não é cargo, é uma função inerente ao profissional, a exemplo, da Secretaria
Executiva.
Como
bem disse Natalense (1998, p.12) “Assessorar
não é algo a ser conquistado no futuro da secretaria. É a razão de ser da
profissão assessorar os diversos níveis gerenciais.’’ Natalense (1998)
ainda ilustra essa discussão com os
exemplos de Secretarias que
acreditam que o nome da profissão está por ser extinta, em função da
nomenclatura Assessora.
Neste
contexto é crucial destacar a evolução no ambiente de trabalho. Com a Era da
Informatização, antes as Secretárias gastavam em média 90% do seu tempo
realizando as técnicas secretariais, hoje elas gastam metade do seu tempo para
execução dessas atividades e a outra metade para assessorar e gerenciar
informações.
2. TRABALHOS PARTICULARES
Natalense
(1998) fala com muita ênfase sobre essas atividades incoerentes com a atividade
profissional de Secretariado. Ao retomar
a trajetória dos anos 50, talvez por não terem modelos profissionais da época,
vários gerentes brasileiros abusavam dos recursos materiais da empresa e do
recurso humano (secretária(o)). Este profissional além de exercer as funções
previstas dentro do ambiente organizacional, passou a assessorar também a vida
particular e familiar, como obrigações. Na época as profissionais que se posicionavam
contra essa prática eram vistas com maus olhos enquanto a outra que cuidava da
vida dos executivos como o todo, eram tidas como especiais e de alto nível.
Natalense
(1998) traz para nosso conhecimento, relatos sobre Secretárias que eram e são
adeptas destas práticas e elas próprias muitas vezes esquecem suas vidas para
se dedicar 100% a vida do chefe.
A
justificativa destes chefes é que o tempo de um executivo é muito caro, logo
ele não poderia se dedicar a outras atividades que não fossem negócios.
Natalense
(1998, p.16) enfatiza: “A Secretária não
existe para dar assessorias particulares ao executivo. Ela é uma funcionária da
empresa, assessorando um cargo ou área, em assuntos ORGANIZACIONAIS”.
3. SECRETÁRIA TEM HORÁRIO PARA
ENTRAR MAS NÃO PARA SAIR
Este
é um mito fácil de encontrar em algumas empresas, a ideia de que ‘quanto mais
tempo você permanecer na empresa mais competente será considerada’, mais comum ainda
é encontrar muitos gerentes que deixam seus escritórios tarde da noite exigindo
que a secretária permaneça em seu posto, mesmo iniciando o trabalho às 08h.
É
comprovado que o profissional que permanecem na empresa além do seu horário
normal, muitas vezes, nada produz. Isso acontece muitas vezes quando, por
exemplo, os Executivos estão em reuniões informais, ou simplesmente realizando tarefas
desnecessárias na empresa, obrigando consequentemente, a presença da
secretária.
A(o) secretária(o) tem a sua vida pessoal e como conseqüência dessas práticas abusivas,
tem sua vida desestruturada, já que vive 24h a dispor do chefe.
Muitas
vezes essas pessoas que permanecem além do horário na empresa, são pessoas
desorganizadas na vida profissional ou pessoal, incompetentes na gestão pessoal
ou profissional ou não tem vida pessoal/social, o que levam a permanecerem na
empresa retardando sua saída, sem precedentes.
Porém, nada disso diz respeito à profissional de Secretariado, aqui
tratado, pois assim como outra pessoa ela é uma funcionária, executora de
tarefas e rotinas pertinentes à organização com o estabelecimento do horário
comum de trabalho.
4. O TRABALHO DA SECRETÁRIA NÃO
GERA RESULTADOS
Este
é o mais mensurável, pois as atividades executadas pela(o) Secretaria(o) demonstram os resultados que existem e podem ser medidos través de
indicadores que Natalense(1998) exemplifica em seu livro, como sendo os Técnicos
e da Satisfação de Clientes, uma
espécie de feedback das atividades desenvolvidas pelo profissional, que engloba:
o quantitativo de (ligações recebida diariamente; ligações geradas diariamente;
implicações de decisão ou informação e o tempo que gasta com essa pratica; Quantidade
de paginas digitadas diariamente e o
tempo gasto; quantidade de erros no trabalho e o tempo gasto; Quantidade de
reuniões agendadas e assessoradas e o tempo gasto; Quantidade de vezes em que é
interrompida por clientes para reverter alguma situações não condizente com as
rotinas, ou procurar algo, ou e-mails ou arquivos; quantidade de correspondência
que se recebe, lê e direciona diariamente; Quantidade de pessoas que chegam diariamente
exigindo atenção e quantidade de contratos participados. Tudo isso pode ser
comparado com os indicadores do gráfico de barras.
Na
obtenção de feedback dos cliente, é necessário saber: quantas orientações
prestou para a equipe da sua área de atuação; quantas reclamações e elogios
aconteceram em relação a trabalhos desenvolvidos por você; converse diariamente
com cada cliente que assessora perguntando sobre o grau de satisfação com a
assessoria que você presta; qual o tipo de assessoria eles gostariam que lhe
fosse oferecido que ainda não ocorreu; quais os pontos fortes e fracos da
assessoria oferecida por você.
Natalense
(1998) considera de suma importância o conhecimento especifico da atuação
secretarial, o que irá servir como base para a projeção profissional da
secretária(o) Executiva(o), com as suas multifuncionalidades.
5. SECRETARIA X RECEPCIONISTA
É
muito comum confundir as atividades da Secretária(o) com as da(o) Recepcionista, mas
sabemos que estas são duas profissões diferentes, apesar de desempenharem
funções semelhantes, mas para diferenciar as funções desempenhadas por cada uma
delas, listamos abaixo as atividades inerentes a cada profissional.
RECEPCIONISTA:
- Receber
e interagir com o público externo de forma agradável, solícita e
colaborativa para prestação de informações e no encaminhamento dos
visitantes aos setores desejados;
- Controlar
a entrada de pessoas e equipamentos na entrada da instituição, através de
registros do nome, horário e assunto;
- Controlar
e sugerir compras de materiais pertinentes à sua área de atuação;
- Presta
atendimento telefônico, dando informações ou buscando autorização para a
entrada de visitantes;
- É responsável
pela guarda e controle de chaves, bolsas ou objetos que venham ser
controlados pela recepção;
- Elaborar
relatórios para registro de suas atividades, bem como manter-se atualizada
sobre a organização, departamentos, pessoas ou eventos que ocorram
relacionados à sua área, dentre outras funções inerentes ao cargo.
SECRETÁRIA:
- Organiza
e faz a manutenção dos arquivos, além de classificar, registrar e
distribuir correspondências, cartas ou telegramas.
- Redige e
digita correspondências ou documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro;
- Assistência
e assessoramento direto aos executivos e/ou departamentos da organização;
- Coleta
de informações para a obtenção de objetivos e metas da empresa, bem como interpretação
e sintetização de textos e documentos;
- Conhecimentos
protocolares, protocolamento de documentos, abertura de novos protocolos;
- Execução
de serviços de escritório, como recepção, controle de agendamentos,
informações e atendimento telefônico.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A profissão de secretária(o), que era exercido exclusivamente por homens, cresceu e
passou a ser exercida por mulheres. Atualmente é uma profissão quase que
exclusivamente feminina. A evolução trouxe mudanças no perfil, nas competências
e muitos mitos começaram a cerca-la.
O
surgimento desses mitos ocorreu devido a diversos motivos, dentre eles a demora
em definir o nome da profissão, deixou esta profissional a deriva de situações
que viriam a confundi-la com outras profissões/funções como o de assessora,
recepcionista. E por está numa posição não tão destacada nas organizações, pois
muitas mentes ainda acreditam que um profissional que produz e dá resultado é
aquele que está numa função central ou de produtividade visível, ou que os
resultados gerados sejam mensuráveis. Acrescentando o fator de desempenharem funções
de assistência e muitas vezes para uma pessoa diretamente, muitos executivos
exigem que façam trabalhos pessoais, permitindo que esta profissional seja
vista como realizadora de trabalhos particulares.
Autoras: Pamela do Vale e Lucilene Silva.
REFERÊNCIAS:
MIRANDA, Kátia J. de. Técnicas em secretariado. Disponível em:
<http://www.institutosiegen.com.br/documentos/apostila_secretariado.pdf>.
Acesso em 09 de Set. 2012.
NATALENSE,
Liana; A secretária do futuro. Rio
de Janeiro: Qualitymark, 1998.
SABINO,
Rosimeri Ferraz; ROCHA, Fabio Gomes; Secretariado:
do escriba ao webwriter. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
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